Ficha de Projeto

DESIGNAÇÃO DO PROJETO:

PLUMEX 4.0

CÓDIGO DO PROJETO:

CENTRO-02-0853-FEDER-036069

OBJETIVO PRINCIPAL:

Aquisição de serviços de consultoria especializada para realização de um Diagnóstico Organizacional, definição de uma Estratégia Digital e proposta de Plano de Ação, segundo os conceitos e princípios da Indústria 4.0, aplicados à nossa realidade empresarial e ao setor em que atuamos.

REGIÃO DE INTERVENÇÃO:

CENTRO

ENTIDADE BENEFICIÁRIA:

TAMANCÃO - FABRICO, COMERCIALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CALÇADO, LDA

DATA DE APROVAÇÃO:

07/03/2018

DATA DE INICIO:

17/04/2018

DATA DE CONCLUSÃO:

16/04/2019

INVESTIMENTO ELEGÍVEL:

10.000,00 €

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA:

7.500,00 € (FEDER)

OBJETIVOS:


A intervenção visa a implementação de processos associados ao comércio eletrónico e ao marketing digital, nomeadamente:

  • Mergulhar a empresa num profundo processo de reflexão sobre o universo digital;
  • Perceber quais as dimensões em que a digitalização pode acrescentar valor ao nosso negócio;
  • Explorar as oportunidades de digitalização nos principais processos de negócio;
  • Identificar as principais tendências digitais que impactam no rumo estratégico e no modelo de negócio das Organizações;
  • Realizar um diagnóstico que nos permita definir e formalizar uma Estratégia para o Digital e um Plano de Ação devidamente calendarizado no tempo;
  • Tomar contacto com soluções disponíveis no mercado dentro das várias dimensões aplicáveis à nossa realidade empresarial;
  • Promover a desmaterialização de processos e a redução da dependência do papel, intensificando a entrada no mundo digital com a consequente economia de gastos de impressão, manuseamento e expedição;
  • Aumentar a produtividade como resultante direta da melhoria de processos introduzida e das ferramentas de trabalho que venham a ser implementadas;
  • Dotar os participantes com fluência digital permitindo melhorar a capacidade de tomada de decisões e estratégias incorporando os conceitos de Digital Transformation;
  • Transmitir ao mercado e aos clientes uma imagem de modernidade e vanguarda tecnológica;
  • Identificar oportunidades de integração de informação e processos, de modo a rentabilizar os sistemas e mecanismos já existentes e que possam ser implementados no curto prazo sem necessitarem de investimentos relevantes.

ATIVIDADES:


A intervenção está estruturada em duas fases complementares:

  • Realização de um Diagnóstico Organizacional que permita a definição de uma Estratégia Digital e a elaboração de um Plano de Ações, para suportar a política de investimento da TAMANCÃO nos domínios do Digital.
  • Implementação das recomendações e ações definidas na Proposta de Plano de Ação tendo em consideração: pertinência, grau de prioridade e a dotação financeira disponível para a fase de implementação. Deverá ainda ser tido em consideração a disponibilidade e capacidade financeira da empresa para assumir os investimentos que venham a mostrar-se necessários.

Pretende-se que a intervenção tenha um olhar integrado, combinando todas as dimensões que compõe a realidade digital, devidamente ajustadas ao que é aplicável no nosso setor, e à nossa dimensão e recursos disponíveis, designadamente: Mobile; Redes Sociais; Big Data & Analytics; Cloud; Internet of Things; Integração de sistemas e Lógicas colaborativas.

RESULTADOS ESPERADOS:


Como este projeto pretende-se:

  • Ter um diagnóstico à situação da empresa, identificando oportunidades de melhoria e/ou investimento, que nos permita estruturar os investimento futuros da empresa, apoiando a eventual apresentação de candidaturas a medidas de incentivo do Portugal 2020;
  • Terem sido revistos os principais elementos digitais e processos associados, à luz das competências internalizadas com o projeto e dos conhecimentos partilhados pela equipa de especialistas;
  • Poder medir o reforço da eficiência operacional nos processo revistos;
  • Podermos medir a eficácia comercial e os resultados gerados nos processos diretamente relacionados com a gestão de clientes e de contacto com o mercado.